sexta-feira, 13 de julho de 2012

No que você está pensando?




Hoje em dia todo mundo sabe o que o outro comeu, onde foi, o que vestiu, se chorou, para onde foi, sem nem precisar estar ao lado para saber. Falo do facebook, um bem dispensável e um mal necessário. Ao mesmo tempo que seus usuários se sentem livres para falar de suas vidas, reclamam dos outros e não olham pra si, levando muito a sério o que é para ser apenas um passatempo.
É tanta futilidade que nos rodeia, que ficamos acostumados com "contatos impessoais" e mesmo com toda essa falta de regra, querem dizer o que pensam, mas não querem ouvir o que os outros pensam.
Não é cuspir no prato que se come e sim não comer no prato que se cospe (li essa frase esses dias - no facebook)... As pessoas se alimentam de algo que elas mesmas desprezam. As informações estão aí, disponíveis, basta procurar o que se quer ao invés de absorver tudo que se vê. Redes sociais podem ser depósito de lixo, estante de sabedoria, fonte de piadas, inspiração para o dia. Encontra-se de tudo, mas alguns só sabem criticar, querendo que seja um espaço da forma que querem que seja. As pessoas reclamam do conteúdo alheio que se posta, principalmente nos ditos "assuntos chatos", quando diz respeito a engajamentos, depoimentos e caridades. Lê quem tem, absorve quem quer. Nem ali existe democracia.
Vejo o facebook como um grande laboratório de comportamento. Lá as pessoas são o que querem, dizem o que pensam, camuflam o que são, enfeitam suas vidas, choram com palavras, descrevem sua rotina, enfim são o que são ou o que querem ser.
Não estou aqui pra criticar quem critica, mas para tentar fazer, a quem interessar, que vejam que estamos cada vez mais distantes, críticos, impessoais, egoístas e que cada vez mais teremos ferramentas para que isso aconteça e se não soubermos fazer uso de tudo isso, ficaremos cada vez mais intolerantes com a forma que o outro pensa, vive e “posta”.
Ao invés de criticar o que colocam, por mais que muitas vezes seja sem sentido, chato e entediante, prefiro observar e quando me canso daquilo tudo, fecho a página e vou viver a minha vida, sem ter que depois postar cada detalhe sobre ela!
*
Be

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...